Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Algumas notícias muito boas e outra nem tanto...



A notícia boa é que livro Associação é para fazer juntos tem sido muito bem aceito pelas pessoas que trabalham com o desenvolvimento de associações, por consultores e lideranças comunitárias. Pela sua abordagem e linguagem tem sido útil de várias formas



Nesse pouco mais de um ano e meio desde sua publicação tem sido utilizado como material didático em cursos e oficinas, onde tem dinamizado a transmissão de conteúdo através de leituras dialogadas e dramatizações. Lideranças comunitárias têm utilizado para fazer reuniões com associados para discutir o papel e importância de suas organizações. No Amazonas e Ceará, grupos de teatro amador fizeram pequenas peças de teatro e apresentaram em comunidades ou assembleias.

A partir da publicação e sua utilização foi criado este blog que já teve quase seis mil visualizações de página, a partir de 48 países.

O mais animador disso tudo é que pessoas e organizações estão levando o debate sobre as associações para onde ele deve acontecer, as comunidades.

A notícia não muito boa é que a versão impressa do livro está esgotada. Esperamos que em breve tenhamos novamente esse material disponível. A versão digital continua disponível no site http://www.iieb.org.br/index.php/publicacoes/?ccm_paging_p_b1746=2

Agradeço a todos que têm apostado nesta proposta de trabalho com as organizações comunitárias, utilizando o livro, lendo e divulgando o blog e, principalmente, contribuído para que as associações se desenvolvam de forma soberana. Continuamos ainda mais animados o nosso trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário