Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"Associação de fato é para fazer juntos. Não tem outro jeito."



Com essa frase uma das participantes terminou sua avaliação sobre o Curso Captação de Projetos de Temática Ambiental, com enfoque no fortalecimento institucional/gestão de associações, promovido pelo Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, que teve seu último módulo realizado nos dias 06 e 07 de agosto,  em Brasília.


Nestes três módulos, realizados em maio, junho e agosto, procuramos não só repassar as técnicas para elaboração de projetos, mas uma metodologia de trabalho para a associação diagnosticar as suas necessidades e de seus associados, planejar e buscar juntos recursos de forma participativa. Cada módulo presencial foi seguido de um período de trabalho nas comunidades para a prática das atividades aprendidas. Outro diferencial foi o curso não ser apenas um momento de formação, mas já iniciar um processo de trabalho, com vistas a resultados concretos durante a sua realização.

Relembrando rapidamente o que já foi relatado em maio e junho, após o primeiro módulo presencial, os participantes fizeram um diagnóstico organizacional e planejamento em suas associações, com a participação de diretores, principalmente. Fizeram também diagnóstico e planejamento participativo com o público alvo, que em alguns casos são comunidades e em outros organizações que são apoiadas e assessoradas. Após o segundo módulo, elaboraram um projeto de forma participativa, que deveria ser embasado no planejamento feito anteriormente, com vistas a ser enviado para um financiador. Alguns se enquadravam em um edital publicado pelo próprio ISPN, de apoio a pequenos projetos ecossociais, e foram apresentados por 9 participantes. Expirado já o prazo para entrega de propostas, estão sendo avaliados junto com dezenas de outros projetos de associações que atuam nos biomas caatinga e cerrado. No primeiro dia foram recebidas 90 propostas, segundo informação dada no primeiro dia deste terceiro módulo.

Neste último módulo, inicialmente cada participante teve a assessoria do consultor e técnicos do ISPN para a revisão de seus projetos. Em seguida, foram apresentados editais que estavam abertos e que se relacionavam com os projetos que tinham sido elaborados, inicialmente no módulo II e concluídos junto com as comunidades. Foram destacadas as principais informações a serem consideradas no edital: região de abrangência, público alvo, objetivo, valor mínimo e máximo, duração máxima, o que pode ser pago com recursos do projeto. Foi explicado que, ter trabalhado inicialmente em uma estrutura básica para a elaboração do projeto não foi uma perda de tempo e trabalho. Ao contrário, este projeto tem as principais informações pedidas em qualquer formulário. Verificaram na prática como isso de fato acontecia ao preencherem os formulários dos financiadores.

Ao descreverem no início do módulo como o curso estava ajudando a elaborar seus projetos e, no final, ao avaliarem o curso deixaram claro como a metodologia utilizada foi apropriada e como ajudou, não só a elaborar projetos, mas a melhorar o funcionamento da associação e sua relação com as comunidades:

·         A metodologia do curso em módulos, com intermódulos nas comunidades foi muito acertada. Esse tempo foi ideal para atender aos objetivos. Se tivesse juntado em 1 mês ou mesmo 1 semana, não teria o mesmo resultado.
·         O diferencial deste curso foi a metodologia. Poder trabalhar com a comunidade, colocar a mão na massa, ter a orientação do professor. Vamos buscar recursos para a associação e agora temos mais chances de ser contemplados.
·         A associação ficou desestruturada por causa do processo como foi feito o estudo antropológico da comunidade, que é quilombola. Começamos a reorganizar a associação de acordo com o livro. Um contador, que é da comunidade, organizou a papelada; organizamos atividades para captar recursos para os custos da regularização. Fizemos o Diagnóstico Participativo, mesmo com a falta de alguém capacitado para me ajudar. Tivemos um grande avanço nesse processo.
·         Com esse curso mudou a forma de ver os problemas, de como resolvê-los, passando assim a ter mais clareza da situação problema real. Agora somos capazes de desenvolver um projeto em cima de qualquer problema que se apresentar, sem tanta dificuldade, dentro de uma lógica clara e elucidadora, graças ao quadro de diagnóstico que praticamente nos dá todos os elementos de um bom projeto.
·         Estamos tendo melhor entendimento sobre a lógica do projeto, a importância de se ter o diagnóstico atualizado, a comunidade como foco das ações. Nos ofereceu maior conhecimento e aprendizagem.
·         O Diagnóstico e o Planejamento Participativos permitem que se tenha todos os elementos para a elaboração do projeto. Alguns dirigentes querem fazer do jeito deles. Agora temos claro que precisa ouvir a comunidade. Esses dirigentes precisam ser formados para isso.
·         Este projeto teve muitas mudanças no processo de elaboração. A 1ª mudança foi a discussão da proposta com a diretoria, queria que todos contribuíssem. Depois levamos a discussão para a comunidade. Sabíamos da necessidade da comunidade, mas era preciso que eles nos ajudassem expondo a sua situação e o anseio por mudanças. Depois de discutir com a comunidade, visitamos os lugares mais prováveis para implantar. Em seguida juntamos um grupo de 4 pessoas e dividimos as tarefas. Três pessoas se encarregaram de escrever o projeto e a quarta pessoa ficou responsável de constituir uma parceria com a prefeitura local. A grande mudança foi que agora eu sigo os passos que aprendi neste curso. E a segunda e não menos importante é que agora eu busco uma maior participação da comunidade e da diretoria. O projeto não é meu, agora é nosso.
·         Fazer um projeto se utilizando das técnicas que aprendemos é mais eficiente, principalmente para a obtenção de um projeto com mais perspectivas de resolução dos problemas que precisam ser resolvidos.
·         Reunidos com as comunidades, percebemos que muito do que tínhamos pensado não se adequava e tivemos que mudar.  Se não for assim, vai ter problema na hora da execução. Fizemos várias parcerias. O curso ajudou significativamente e acredito que o projeto ficou bom.
·         Foi inovador conversar com os catadores [de material reciclável] e eles dizerem e decidirem o que queriam no projeto.
·         A gente sabe que tem que fazer junto, mas acaba fazendo sozinho. Eu estava com dificuldade para fazer o projeto, fui rever o livro Associação é para fazer juntos e fui para a comunidade para elaborarmos juntos. Também quiseram que eu fizesse sozinha, mas insisti em fazermos juntos, conversamos e vimos o que a comunidade precisava. Refletimos sobre a associação e resolvemos que o projeto deveria ser para fortalecer a associação (formação dos diretores e líderes de comunidades). A metodologia que está sendo utilizada aqui contribuiu muito. Associação de fato é para fazer juntos. Não tem outro jeito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário