Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




domingo, 18 de agosto de 2013

Livro vira teatro no Ceará



Antonio Elder de Souza, da União das Associações de Barbalha – UNAB, do município de mesmo nome no Ceará, foi um dos participantes do Curso de Elaboração de Projetos de Temática Ambiental, com enfoque no fortalecimento institucional/gestão de organizações, promovido pelo Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

A UNAB congrega associações de pequenos produtores, ambientalistas e universitários do município.

O diagnóstico e planejamento participativos, atividade do primeiro intermódulo do curso, segundo relato de Elder,  foi realizado em cada um dos distritos e no centro urbano e depois sistematizado em um Congresso Extraordinário da organização.

Disse que gostou do conteúdo e da linguagem do livro Associação é para fazer juntos, utilizado como texto base no curso, e quis aproveitá-lo para fazer o seu trabalho. Estimulou dirigentes de associações e sindicatos, com quem têm parcerias a adquirirem e utilizarem o livro em suas associações. Disse que vários compraram o livro impresso e outros fizeram download da versão digital e estavam utilizando.

Relatou também que o grupo de estudantes universitários de artes cênicas, com quem trabalham, montou uma peça de teatro com trechos dos primeiros capítulos, que falam da associação como forma de se organizar, como criar uma associação e os problemas enfrentados apresentados no “Deu bicho no jequitibá”. A peça foi apresentada nas reuniões dos distritos de Arajara, Estrela e Caldas e da cidade, além do Congresso. A encenação foi uma forma mais dinâmica de transmitir informações importantes sobre essa forma de organização e as atividades que estavam sendo desenvolvidas naquele momento, além de estimular o debate sobre o futuro daquelas organizações e ajudar a fazer de forma mais participativa o diagnóstico e o planejamento.

É um processo, que será concluído até o final do ano para planejar 2014.

Um comentário:

  1. Aplausos para a iniciativa do nosso colega de curso ISPN, Antonio Elder de Souza, da União das Associações de Barbalha, no Ceará.
    Nossa Fundação Paraguaçu está programando um curso de capacitação na elaboração de projetos, utilizando a metodologia do livro "Associação é para fazer juntos", do nosso amado Mestre José Strabelli, para fortalecer as associações em nos territórios do semiárido.

    ResponderExcluir