Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




sábado, 23 de março de 2019

Políticas Públicas, Fraternidade e Cidadania – parte 5 – EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTES E LAZER


objetivo da Educação Básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores [LDBEN Art. 21 e 22].

Para isso, é preciso ter garantidas as condições mínimas necessárias para um bom ensino: professores bem preparados e remunerados, prédios em boas condições de funcionamento, bons equipamentos nas salas de aula, bibliotecas e laboratórios, materiais escolares de uso individual e coletivo dos alunos.

A Educação Infantil e o Ensino Fundamental até o 5º ano estão a cargo das prefeituras e daí por diante do governo do estado.

O Ensino Tecnológico e o Superior são oferecidos pelos governos dos estados e pelo governo federal e visam preparar os cidadãos para o exercício profissional nas empresas e no meio acadêmico.

Profissionais da educação, pais, alunos e a sociedade em geral devem estar empenhados para que sejam elaborados bons planos de educação e que a sua execução seja a melhor possível.

Não menos importante é o acesso à cultura, “que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Temos um legado cultural desde o início da história da humanidade até as manifestações mais recentes, manifestada pela literatura, pintura, música, cinema, teatro, culinária, arquitetura, etc., que todos nós precisamos ter conhecimento A cultura é também a identidade de um povo. Em Itupeva temos uma cultura significativa, expressa na arquitetura dos poucos monumentos históricos que foram preservados, músicas, culinária, festas religiosas e populares, que precisam ser mantidas e estimuladas. Há também expressões culturais recentes, que se renovam no dia a dia.

Não temos em Itupeva um cinema, teatro ou centro cultural onde as pessoas possam expressar a sua arte e os demais podem ter contato com ela. Isso é uma deficiência enorme que o poder público precisa sanar o mais breve possível.

Esportes e lazer são fundamentais para o desenvolvimento físico e mental desde a infância. Temos alguns espaços importantes na cidade, como o Parque da Cidade, campo e quadras de esportes, praças com brinquedos. Esses espaços precisam ser bem cuidados pela prefeitura e pelos usuários, porque eles são preciosos para nós. Outros espaços devem ser abertos e atividades recreativas devem ser promovidas pela prefeitura, associações ou grupos.

“A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário