Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




sábado, 7 de junho de 2014

Livro e blog utilizados para treinamento de equipe

Fui convidado pela Verthic Consultoria para facilitar uma oficina para sua equipe e convidados de outras empresas e da FUNAI, que executam os programas do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental da Hidrelétrica de Belo Monte. Foi realizada nos dias 03 a 05 de junho, em Altamira-PA, com o objetivo de nivelamento de informações sobre associativismo, subsidiando os participantes com informações para atender a questionamentos básicos sobre associações quando em atuação nas terras indígenas.

Na equipe estão pessoas com diferentes experiências em desenvolvimento organizacional, com diferentes populações em vários lugares do Brasil. Optamos pela metodologia de “rodas de conversa” para valorizar as experiências anteriores do grupo, suas percepções sobre o contexto local e os desafios que vêm enfrentando para desenvolver suas atividades.

Como material de apoio foram utilizados alguns capítulos do livro Associação é para fazer juntos e de algumas postagens deste blog que apresentam reflexões ou experiências de trabalho relacionadas com os temas tratados: O que é uma associação e procedimentos para a fundação; Os riscos de associações sem base comunitária e Alternativas para um trabalho de Desenvolvimento Organizacional.

Foi a primeira vez que utilizei postagens do blog para acrescentar informações ou apresentar exemplos práticos de como utilizar a abordagem e metodologia propostas pelo livro. O resultado foi muito interessante porque após a leitura de textos do livro, conversávamos sobre as experiências vividas por eles e aprofundávamos com os textos do blog. Outro elemento é que sempre fica uma dúvida se as propostas de metodologia de trabalho ou mesmo o que o livro propõe como abordagem sobre desenvolvimento organizacional são realistas, se funcionam, se tem acontecido em algum lugar. Experiências vivenciadas deixam a proposta mais clara e demonstram a sua viabilidade.


O resultado foi bem visto pela equipe, avaliando que “teve muito material, informações e conversas importantes. Foi bem esclarecedor. Não veio com uma ‘receita de bolo’ e apresentou muitas possibilidades. Melhorou nossa união, nos fortaleceu e aumentou nosso aprendizado. Entendi desde os conceitos gerais até os aspectos específicos para ‘desatar os nós’ e aprimorar as associações para atingir seus objetivos. Tivemos informações que vão nos ajudar a dar respostas mais qualificadas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário