Como tem
sido feito com outras associações nos últimos meses, na última semana de
agosto, com o apoio de Marcelo Franco e Joedson Quintinho, assessores de campo
do IEB, moderei reuniões de diagnóstico organizacional com diretores e
conselheiros da Associação dos Trabalhadores
Agroextrativistas do Médio Purús – ATAMP e a Associação dos Produtores
Agroextrativistas da Assembléia de Deus do Rio Ituxi – APADRIT, dando
continuidade ao trabalho de desenvolvimento organizacional com associações de
Lábrea, no sul do Amazonas.
Na RESEX do Médio Purus
vivem 97 comunidades de trabalhadores agroextrativistas, agrupadas em 12
setores. A ATAMP tem em sua estrutura um Conselho Administrativo composto por
um a três representantes de cada setor, dependendo do número de comunidades.
Os conselheiros disseram
em uma reunião preparatória e durante o diagnóstico organizacional que não
sabiam claramente quais eram as suas atribuições, sendo essa uma das razões
para não estarem se reunindo. Verificamos no estatuto que este conselho tem
atribuições relacionadas à gestão dos recursos financeiros e também de
“estimular a organização social das comunidades.” Refletimos o que significava
isso, como deveria ser dado esse estímulo e para que seria proposto que as
comunidades se organizassem.
Já havíamos falado sobre
a importância de dividir tarefas para não sobrecarregar a diretoria, para
tornar as ações da associação mais participativas, potencializar a sua
capacidade de trabalho e formar novas lideranças. Concluíram que a criação de
grupos para a organização do trabalho nas comunidades seria a forma de
estimular a organização das comunidades para a melhoria de sua qualidade de
vida. Foi criado inicialmente o grupo de produtos agroextrativistas, que terá
como função participar de discussões sobre o tema, informar as comunidades e
organizar grupos e as atividades agroextrativistas nas comunidades da RESEX.
Como era a primeira
experiência dos conselheiros nesse sentido, foi avaliado que seria precipitado
criar vários grupos de uma vez. Com o amadurecimento da experiência deverão ser
criados outros grupos como manejo de peixes, educação e saúde.
Sobre a fiscalização do
uso dos recursos da associação, depois de um treinamento dos diretores, em
especial o tesoureiro e seu vice, para a elaboração de controles financeiros, o
grupo fiscal do Conselho Administrativo também será treinado em como analisar
relatórios financeiros, comprovantes de receitas e despesas e extratos
bancários. Também está programado realizar diagnóstico e planejamento participativos
nas comunidades.
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