Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




quarta-feira, 4 de abril de 2012

UMIAB reforma estatuto e elege nova diretoria

Nos dias 31 de março a 02 de abril foi realizada em Manaus a I Assembléia Geral Extraordinária da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira – UMIAB, com a presença de mais de 30 líderes de organizações dos estados da Amazônia que formam a base da UMIAB.

Foi feita uma avaliação dos primeiros anos de funcionamento da associação, constituída em 2009. Também foi apresentado e aprovado um planejamento elaborado pela coordenação com a minha assessoria e um projeto institucional.

Esses anos de funcionamento mostraram a necessidade de reforma do estatuto para que fosse adequado à organização e funcionamento que as associadas desejavam. Uma proposta elaborada anteriormente foi amplamente discutida na assembléia que, depois de algumas contribuições, aprovou-o por unanimidade.

Por fim, foi eleita uma nova diretoria para os anos 2012-2016, que tomou posse imediatamente, empunhando um feixe de gravetos, que simboliza a força que existe na união: um graveto sozinho é fácil de quebrar, mas vários juntos é impossível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário