Nos dias 17 a 20 de abril facilitei uma
oficina sobre gestão de associações em Boca do Acre, Sul do Amazonas, que é um
dos municípios onde o IEB desenvolve o Projeto de Desenvolvimento Local
Sustentável. O objetivo geral desse projeto é o “Fortalecimento das capacidades dos poderes públicos municipais e das
organizações da sociedade civil visando à implementação de ações, políticas
públicas, programas e projetos de apoio ao Desenvolvimento Local Sustentável
(DLS)” em cinco municípios da região sul do Estado do Amazonas: Humaitá,
Manicoré, Canutama, Lábrea e Boca do Acre.
Nesta
primeira atividade em Boca do Acre participaram diretores e lideranças de 9
organizações de agricultores, extrativistas e indígenas além de 5 organizações
que apóiam as organizações locais.
De forma
transversal aos temas tratados, foi reforçado o enfoque de que uma associação é
uma ferramenta de trabalho e não uma solução em si, ou seja, não é pelo fato de
criar uma organização formal que os problemas serão resolvidos, mas sim pelo trabalho
coletivo, valorizando as suas potencialidades e aproveitando as oportunidades
que parceiros e financiadores podem oferecer.
A
proposta de trabalho apresentada para a continuidade do desenvolvimento
organizacional dessas associações está baseada em idéias:
- Os objetivos da associação devem ser definidos coletivamente e serem significativos para os associados. Se não tiverem clareza de porque se juntaram para criar a associação, dificilmente vão atuar juntos efetivamente;
- Quem sabe quais são os problemas a serem resolvidos e as conquistas a serem feitas é a própria comunidade. Um diagnóstico e escolha de prioridades feitas de forma participativa são fundamentais;
- Da mesma forma o planejamento das atividades que deverão levar à solução ou mitigação dos problemas, além de conquistar direitos e condições melhores de vida também deve ser feito com a participação do máximo de pessoas;
- Por fim, a realização dessas atividades não pode ficar a cargo apenas da diretoria, mas contar com a colaboração de todos. É para fazer juntos que uma associação é criada.
Os dirigentes e lideranças presentes concordaram que essa é a melhor forma de trabalhar e, juntos, planejamos que o próximo passo será a regularização da documentação das associações que tenham alguma pendência com os órgãos públicos e a realização em junho de uma oficina sobre diagnóstico e planejamento para que eles possam realizar esses processos junto às suas bases.
Essa
oficina deverá apresentar e praticar metodologias facilmente aplicáveis por
eles em suas comunidades.
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