Já vimos que
a Prefeitura, que é o Poder Executivo Municipal, administra os recursos
arrecadados através dos impostos e repasses dos governos estadual e federal, planeja
e executa o que for necessário para a manutenção e desenvolvimento da cidade.
O prefeito é
o responsável pela administração pública da cidade e coordena uma equipe de
secretários, que são cargos de confiança, nomeados por ele e que o auxiliarão a
cuidar de todas as necessidades da cidade, cada um em sua área. Claro que o
prefeito não entende de todas essas áreas, mas precisa ter conhecimentos e
experiência em gestão pública e liderança para estar à frente de sua equipe.
Em Itupeva, a
prefeitura tem 15 secretarias e a Guarda Civil Municipal: Secretaria de
Governo; Assuntos Jurídicos; Gestão; Fazenda; Agricultura, Turismo e Cultura;
Defesa Civil; Desenvolvimento Social; Educação; Esportes e Lazer; Habitação,
Obras e Urbanismo; Desenvolvimento Urbano; Indústria, Comércio e
Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e Manutenção da Cidade; Mobilidade
Urbana e Meio Ambiente; Saúde. Para saber quem são os secretários, endereço,
telefone e e-mail, veja em: https://itupeva.sp.gov.br/site/a-prefeitura/secretarias
No Orçamento
Anual já está definido o valor de recursos e o que será feito por cada
secretaria. Para 2020, o orçamento é de R$ 267.733.305,00, mais R$
85.730.300,00 para a Seguridade Social, totalizando R$ 353.463.605,00. Para ver
o orçamento em detalhes, consulte a Lei nº 2.175, de 19 de dezembro de 2019,
publicada no Diário Oficial Eletrônico de Itupeva, no dia 20 do mesmo mês: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=ODg2NDE=
Nessa lei, o
prefeito já está autorizado a abrir créditos adicionais suplementares (remanejamento
de um item de despesa para outro ou novas despesas se houver mais arrecadação
do que o previsto) até o limite de 10% do orçamento total da despesa. Se
precisar de mais créditos suplementares, precisará pedir autorização para a
Câmara Municipal.
Para a
contratação de servidores públicos é preciso abrir concurso, para que sejam
escolhidas as pessoas mais capacitadas para cada cargo. Também pode contratar
pessoas de sua confiança para cargos comissionados e funções em confiança para
postos de direção, chefia e assessoramento.
Todas as
compras de produtos e serviços devem ser feitas através das modalidades de licitação,
conforme a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm,
para que seja pago o menor preço e assim aproveitar melhor os recursos
públicos.
Todos os
atos administrativos e leis devem ser publicados. A publicação exigida por lei
é feita no diário oficial. Desde 2019, Itupeva tem um Diário Oficial
Eletrônico: https://www.imprensaoficialmunicipal.com.br/itupeva.
A Prefeitura
e a Câmara Municipal devem ter em seu site um Portal da Transparência com todas
as informações que os cidadãos precisam saber, de acordo com a Lei de Acesso à
Informação, nº 12.527/2011. A Prefeitura de Itupeva tem o seu portal, que não
tem sido tão transparente quanto deveria, em http://itupevatransp.presconinformatica.com.br/.
A Prefeitura
também deve manter uma Ouvidoria, para receber pedidos, reclamações e
denúncias. Em Itupeva ela atende pelo número 156, ou também no site da
prefeitura: https://eouve.com.br/.
Deve fazer
Audiências Públicas para prestar contas e dialogar com a população sobre
assuntos importantes para a cidade. Em Itupeva têm sido feitas na Câmara
Municipal, para prestação de contas da Secretaria da Fazenda, da Saúde e para
debater a transformação de áreas rurais em urbanas e novos projetos.
A cada mês,
a Prefeitura envia relatórios financeiros para o Tribunal de Contas do Estado -
TCE, que analisa e emite relatórios e Notificações de Alerta se encontrar
alguma irregularidade: https://transparencia.tce.sp.gov.br/.
Também manda o relatório final quando acaba o ano. O TCE analisa, dá tempo para
a prefeitura dar explicações sobre as irregularidades encontradas e, depois de aprovado
pelo plenário, o parecer é enviado para a Câmara Municipal, que julga se as
contas estão aprovadas ou não: https://www.tce.sp.gov.br/contas-anuais#contas-anuais-2.
As Comissões
Permanentes da Câmara Municipal também estão encarregadas de fiscalizar o uso
dos recursos e se as ações estão sendo bem executadas. Em Itupeva têm 5
comissões, cada uma formada por 3 vereadores, que não têm funcionado como é
esperado, mas é muito importante que funcione: https://sites.google.com/itupeva.sp.leg.br/comisses-permanentes/.
Já ouviram
falar que “o gado engorda com o olho do dono”? Então, precisamos acompanhar o
máximo possível como o prefeito, administrador escolhido por nós, está cuidando
do nosso dinheiro e tornando a nossa cidade um lugar cada vez melhor para nós
vivermos.
Nas próximas
partes vamos falar em mais detalhes: IV - Como são feitas e aprovadas as leis;
V – Como os vereadores fiscalizam; VI - Como a população pode e deve participar;
VII - A importância da imprensa e das redes sociais; VIII - A importância das
organizações da sociedade civil.
Acompanhando essa série de postagens. Muito legal a forma simples e didática como você escreve, José!
ResponderExcluirObrigado!
Obrigado, Pedro! Espero estar ajudando a tornar mais claro como uma cidade é administrada para escolhermos bem em quem vamos votar nas próximas eleições e depois acompanhar e cobrar os eleitos para a melhor gestão das nossas cidades
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