Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




domingo, 30 de junho de 2013

A importância do diagnóstico e planejamento para a elaboração de projetos



Nos dias 18 a 20 de junho foi realizado o segundo módulo do curso Captação de Projetos de Temática Ambiental, com enfoque no Fortalecimento Institucional/Gestão de Associações, promovido pelo Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

Entre o primeiro módulo, realizado em maio e este, os participantes fizeram em suas associações e com seu público alvo um diagnóstico organizacional, planejamento para superar as fragilidades, diagnóstico e planejamento participativos com as comunidades ou associações com quem trabalham, praticando assim os conhecimentos e técnicas adquiridos no primeiro módulo.

Este segundo módulo teve como foco a elaboração de projetos. A ideia é que, ao final do curso, tenham um projeto em condições de ser apresentado para concorrer a um edital.

Foram orientados sobre cada um dos elementos básicos de um projeto e a utilizarem as ações planejadas para o desenvolvimento organizacional e para diminuir ou resolver um dos problemas planejados com o público alvo para elaborarem o projeto. Como dificilmente os doadores financiam projetos apenas para despesas institucionais, foi proposto que fizessem um projeto incluindo essas despesas e atividades “na ponta”.

Ficou evidente que aqueles que fizeram os diagnósticos e os planejamentos já tinham os elementos principais para a elaboração do projeto.

Com o diagnóstico levantaram as informações necessárias para fazerem a contextualização do problema tratado pelo projeto, além de contribuir também para a elaboração da justificativa.

A Matriz de Planejamento utilizada já trazia os objetivos, resultados, atividades, prazos e indicações sobre os recursos necessários, a serem detalhados no orçamento.

Refletindo sobre a experiência, chegou-se à conclusão que um projeto baseado em necessidades discutidas amplamente com o público alvo propicia muito mais o envolvimento dos “beneficiários”, traz muito mais resultados e possibilidade de continuidade, com isso ajuda a fortalecer a associação como organização social. Este caminho é o oposto daquele muitas vezes trilhado em que as associações elaboram projetos com o foco mais no edital do que nas necessidades das comunidades e seus objetivos, o que acaba contribuindo mais para a manutenção da organização do que para trazer soluções reais.

Ao elaborar o histórico da associação e definir a metodologia de trabalho em um projeto, é dada a oportunidade da organização se repensar, rever suas estratégias de ação e os resultados que vem alcançando. Vamos tratar sobre isso em mais detalhes na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário