Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estréia em Novo Aripuanã teatro sobre associativismo


No último dia 15, um grupo de 12 jovens de Novo Aripuanã, no Sul do Amazonas, apresentou pela primeira vez uma peça de teatro amador sobre um dos capítulos do livro Associação é para fazer juntos: Associação é uma forma de se organizar, na comunidade São Francisco do Arauá, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma.

Eles fazem parte dos grupos de jovens das comunidades católicas de São José, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora Aparecida que aceitaram em março a nossa proposta de apresentarem peças de teatro sobre associativismo para as comunidades rurais do município.

Na última das reuniões que fizemos neste mês na RDS do Juma para diagnóstico e planejamento, os trabalhos foram iniciados com a apresentação como forma de estimular o debate sobre o papel e importância da associação.

A dramatização se mostrou a forma mais eficiente para transmitir o conteúdo e estimular a reflexão dos ribeirinhos daquela comunidade, antes de começarem a identificar seus principais problemas e definirem as estratégias de ação para resolvê-los.

Durante os ensaios, os jovens acrescentaram ao texto falas e caracterizações de acordo com a realidade local, que foram vistas com entusiasmo pela comunidade que se identificou com os personagens.

O grupo deverá fazer novas apresentações e criar outras dramatizações a partir do livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário