Questionamentos de um cidadão durante audiência pública de prestação de contas da saúde em Itupeva-SP:
"Essa
apresentação, como outras que já foram feitas, é como a face iluminada da Lua,
que encanta principalmente os apaixonados, mas é apenas metade da realidade. Precisamos
saber também como é a face que que não tem sido iluminada até agora nem pelo
site e páginas da prefeitura e nem mesmo pelas audiências públicas.
"Por exemplo:
"Só depois de
muita insistência e demora a prefeitura publicou o relatório da última
intervenção no Hospital Municipal, mas alguns dos apontamentos feitos pelo
interventor foram divulgados recentemente por um vereador desta Casa e são assustadores:
situação crítica de vários itens de manutenção do prédio, falta de reserva de
água para combate a incêndio, rede elétrica precária, equipamentos para
aferição dos pacientes com a calibração vencida, não existência de comissões
importantes para o funcionamento de um hospital, problemas financeiros classificados
pelo interventor como “insanáveis”, etc. O que já foi corrigido desde então? Como
está a situação atual?
"O contrato assinado em
janeiro deste ano com o Instituto Morgan estabelece em sua cláusula 9.1.2 que
os relatórios trimestrais da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização serão “disponibilizados
no Portal da Prefeitura do Município de Itupeva e publicados no Diário Oficial
do Município de Itupeva”,
mas isso não foi feito até agora para podermos acompanhar a gestão do hospital
e a avaliação que está sendo feita.
"Recentemente uma vereadora tratou em um requerimento da falta de pessoal e veículos para as Unidades de Saúde da Família. Como está o funcionamento dessas unidades? Programas de Saúde da Família são a melhor estratégia de saúde preventiva, quando contam com equipes completas, não só com agentes comunitários, mas também enfermeiros e médicos visitando regularmente as residências. Temos isso em Itupeva?
"Agradeço o
ofício da senhora com as respostas às perguntas que fiz na última audiência
pública, mesmo tendo demorado 3 meses, mas não posso concordar que os prazos
para a realização de exames e consultas com especialistas não constam na Carta
de Serviços ao Cidadão por causa da pandemia, que teria gerado “um represamento
das filas de atendimento, dificultando o real dimensionamento do tempo de
espera”. A pandemia já acabou faz tempo e a demora já era de um ano ou mais
muito antes da Covid surgir. Eu escuto falar disso desde 2018, mas as pessoas
que acompanham a mais tempo afirmam que já era assim em anos anteriores.
"É necessário
que a prefeitura se comprometa com um prazo, razoável, e cumpra, para que os
problemas de saúde dos usuários não sejam agravados pela demora no diagnóstico
e início do tratamento."
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