Nos dias 18 a 20 de março realizamos o
primeiro módulo do Curso sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
com ênfase em Desenvolvimento Institucional, em Bacabal – MA, promovido pelo
Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN e dirigido especialmente para
o povo indígena Guajajara.
Participaram
31 indígenas e dois funcionários da FUNAI, parceira na realização do curso,
vindos de quase 20 aldeias, a maior parte representando suas associações
comunitárias.
Como no
ano passado, o curso tratou neste módulo da importância da associação como
forma de organização, seus objetivos e órgãos de administração; aspectos
gerais, diagnóstico e planejamento. O livro Associação é para fazer juntos está
sendo utilizado como texto base, com leituras dialogadas dos capítulos que
tratam dos temas do curso. Uma metodologia participativa, que parte da
realidade dos presentes, tem levado a um curso dinâmico e bastante produtivo.
Ao final
do módulo, os participantes foram orientados a fazer em suas associações e comunidades
um diagnóstico organizacional e planejamento de ações de desenvolvimento
organizacional junto com os diretores e lideranças e também um diagnóstico e
planejamento participativos na comunidade, utilizando-se das ferramentas de
Diagnóstico Rápido Participativo aprendidas no curso.
Os
próximos dois módulos serão dedicados para a elaboração de projetos, baseados
no planejamento feito, primeiro com os elementos básicos de um projeto e depois
no formulário de um dos editais a serem apresentados no terceiro módulo. A
proposta é que, ao final do curso, os participantes tenham elaborado projetos a
serem apresentados para financiamento. Na edição do ano passado, vários
participantes tiveram seus projetos aprovados pelo Programa de Pequenos
Projetos Ecossociais – PPP-ECOS, do ISPN e outros financiadores. Esperamos o
mesmo ou maior resultado neste ano.
Amigo Strabeli
ResponderExcluirTambém realizamos dois módulos de uma capacitação em elaboração de projetos e captação de recursos aqui em Cacoal para as associações do povo Suruí. Eram 7 associações. Acatando a sua sugestão as associações elaboraram um projeto cada uma, pinçado do respectivo Planejamento estratégico. Trabalhamos inicialmente com os elementos básicos de um projeto, utilizando o livo "Associação é para fazer juntos".Depois de prontos os elementos do projetos foram transportados para o formulário do FUNDO SURUI pois seriam enviados para lá. Foi muito bom perceber que os participantes conseguiram entender a lógica da ligação entre os elementos de um projeto. Esses projetos já foram revisados e aprovados e se encontram agora em fase de anexação dos vários documentos exigidos pelo FUNDO.
Parabéns, Maria, para você e as lideranças Suruí. Fico muito contente em ter contribuído de alguma forma.
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