Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




quinta-feira, 27 de março de 2014

Curso sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos em Bacabal - MA

Nos dias 18 a 20 de março realizamos o primeiro módulo do Curso sobre Elaboração de Projetos e Captação de Recursos com ênfase em Desenvolvimento Institucional, em Bacabal – MA, promovido pelo Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN e dirigido especialmente para o povo indígena Guajajara.

Participaram 31 indígenas e dois funcionários da FUNAI, parceira na realização do curso, vindos de quase 20 aldeias, a maior parte representando suas associações comunitárias.

Como no ano passado, o curso tratou neste módulo da importância da associação como forma de organização, seus objetivos e órgãos de administração; aspectos gerais, diagnóstico e planejamento. O livro Associação é para fazer juntos está sendo utilizado como texto base, com leituras dialogadas dos capítulos que tratam dos temas do curso. Uma metodologia participativa, que parte da realidade dos presentes, tem levado a um curso dinâmico e bastante produtivo.

Ao final do módulo, os participantes foram orientados a fazer em suas associações e comunidades um diagnóstico organizacional e planejamento de ações de desenvolvimento organizacional junto com os diretores e lideranças e também um diagnóstico e planejamento participativos na comunidade, utilizando-se das ferramentas de Diagnóstico Rápido Participativo aprendidas no curso.


Os próximos dois módulos serão dedicados para a elaboração de projetos, baseados no planejamento feito, primeiro com os elementos básicos de um projeto e depois no formulário de um dos editais a serem apresentados no terceiro módulo. A proposta é que, ao final do curso, os participantes tenham elaborado projetos a serem apresentados para financiamento. Na edição do ano passado, vários participantes tiveram seus projetos aprovados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais – PPP-ECOS, do ISPN e outros financiadores. Esperamos o mesmo ou maior resultado neste ano.


2 comentários:

  1. Amigo Strabeli

    Também realizamos dois módulos de uma capacitação em elaboração de projetos e captação de recursos aqui em Cacoal para as associações do povo Suruí. Eram 7 associações. Acatando a sua sugestão as associações elaboraram um projeto cada uma, pinçado do respectivo Planejamento estratégico. Trabalhamos inicialmente com os elementos básicos de um projeto, utilizando o livo "Associação é para fazer juntos".Depois de prontos os elementos do projetos foram transportados para o formulário do FUNDO SURUI pois seriam enviados para lá. Foi muito bom perceber que os participantes conseguiram entender a lógica da ligação entre os elementos de um projeto. Esses projetos já foram revisados e aprovados e se encontram agora em fase de anexação dos vários documentos exigidos pelo FUNDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Maria, para você e as lideranças Suruí. Fico muito contente em ter contribuído de alguma forma.

      Excluir