Cidadania também é para fazer juntos!

CIDADANIA TAMBÉM É PARA FAZER JUNTOS!

Associação é para fazer juntos. O título desta publicação, lançada pelo IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil, no início de dezembro de 2011, já exprime o que será tratado em seus capítulos: que a criação de uma associação deve ser resultado de um processo coletivo e sua atuação deve ser marcada também pela participação efetiva de seus associados.


É o resultado de 10 anos de trabalho com organizações comunitárias e regionais indígenas, quilombolas, de ribeirinhos, agricultores familiares e outros, aprofundando e atualizando o que já foi publicado anteriormente em Gestão de associações no dia-a-dia.

Este blog nasceu como um espaço para troca de conhecimentos e experiências de quem trabalha para o desenvolvimento de organizações comunitárias e outras.

A partir de 2018 passou a ser também um espaço para troca de ideias e experiências de fortalecimento da cidadania exercida no dia-a-dia, partilhando conhecimento e reflexões, produzindo e disseminando informações, participando de debates, dando sugestões, fazendo denúncias, estimulando a participação de mais pessoas na gestão das cidades onde vivem.

Quem se dispuser a publicar aqui suas reflexões e experiências pode enviar para jose.strabeli@gmail.com. Todas as postagens dos materiais enviados serão identificadas com o crédito de seus autores.

É estimulada a reprodução, publicação e uso dos materiais aqui publicados, desde que não seja para fins comerciais, bastando a citação da fonte.

José Strabeli




sábado, 7 de dezembro de 2013

Natal é a novidade que construímos a cada dia!

Eu acredito em Papai Noel que, como dizia para meus filhos quando deixavam de acreditar na figura mitológica, existe em cada pessoa que é generosa, que se importa com as outras, gosta delas, quer que vivam bem, dá presentes por carinho, quer vê-las felizes.

Eu acredito que Jesus nasceu em uma manjedoura, na periferia de Belém, porque Deus quis mostrar que, se havia algo de novo possível de ser construído, seria a partir dos pobres e não dos ricos e poderosos; que fazer o bem não é uma qualidade divina, mas humana e se fez homem para nos mostrar isso e para não dizermos que ele era bom porque era divino.

Por isso eu acredito que o Natal nós fazemos agora, a cada dia em que favorecemos a cidadania dos pobres. Pobres economicamente, mas ricos em relações humanas, em economia solidária, em sabedoria da cultura popular. Por isso eu acredito no desenvolvimento comunitário e de suas organizações.

Neste Natal, quero celebrar com todos aqueles que se juntaram, em 2013, em ações cotidianas de desenvolvimento comunitário, aqueles que não mantiveram avaramente para si os seus conhecimentos e práticas, mas partilharam para que o máximo de pessoas e comunidades pudesse ser favorecido por elas.

Quero celebrar com as pessoas que, em 2013, visualizaram as páginas deste blog mais de 7 mil vezes, a partir de 54 países, lendo, divulgando, comentando e expondo suas ideias e experiências de trabalho com comunidades.

Que o Natal continue acontecendo, que Jesus continue “nascendo de novo” nos atos de cada um que, como ele, traz boas notícias e boas novidades para o mundo em que vivemos, para termos assim um 2014 novo! Como ele disse: “Bem aventurados aqueles que têm boa vontade”!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário