Nos dias
12 e 13 de janeiro, participei com Rachel Ribeiro Lange, assessora de campo do
IEB da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Moradores e Amigos da RDS
do Juma – AMARJUMA. Por volta de 200 associados se reuniram na quadra de
esportes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Novo Aripuanã – AM, para
aprovar a prestação de contas da diretoria que estava encerrando seu mandato de
4 anos; aprovar o Plano de Ação, elaborado de forma participativa nas
comunidades e eleger a nova diretoria.
Para a
prestação de contas foram elaborados relatórios financeiros anuais em planilha
eletrônica desde 2008, quando a associação foi fundada, até 2012, com resumos
para facilitar a apresentação e a compreensão por parte dos associados. Os
documentos contábeis foram organizados em pastas por ano e separados por mês.
Com auxílio de projetor multimídia, os resumos dos relatórios foram expostos e
explicados pelo então presidente da AMARJUMA. Após a apresentação, foram dados
os esclarecimentos solicitados por alguns dos presentes. Questionado sobre
dívidas da associação, o presidente afirmou que todos os compromissos foram
saldados; a situação diante dos órgãos governamentais será regularizada neste
ano com a viabilização de recursos para a contratação de um contador através do
Bolsa Floresta Associação; com a avaliação de que a prestação de contas foi
muito breve, foi esclarecido que os relatórios financeiros contêm todos os
lançamentos, detalhadamente e todos os comprovantes estavam ali à disposição para
quem quisesse consultar, porém seria muito demorado e cansativo expor todos os
detalhes. Por isso é importante a atuação do Conselho Fiscal para analisar os
relatórios e os documentos antecipadamente e emitir parecer para a assembléia.
As contas foram aprovadas.
Foi feita
uma exposição sobre o que é uma associação e como funciona, destacando que ela
é constituída principalmente por pessoas dispostas a trabalhar juntas e com objetivos
claros; que dividir tarefas é fundamental para que haja maior participação,
maior capacidade de trabalho e formação de novas lideranças. Em seguida foi
apresentado o Plano de Ação, elaborado com a participação das comunidades e
validado pelas lideranças em 2012, com ações voltadas para Geração de Renda e
Segurança Alimentar; Vigilância e Fiscalização da RDS; Atendimento à Saúde;
Educação Escolar; Comunicação e Desenvolvimento Organizacional da AMARJUMA.
Depois de algumas mudanças propostas pela assembléia, o Plano foi aprovado.
Merece
destaque a criação de grupos responsáveis pela execução de cada uma das linhas
de ação e o encaminhamento para que sejam escolhidos representantes em cada
comunidade e estes, entre si, escolham o representante de cada setor, para
serem os articuladores e animadores da associação nas comunidades, viabilizando
a capilaridade da associação e estreitando a relação da diretoria com os
associados.
Três
chapas concorreram à Diretoria e Conselho Fiscal. Depois de cada uma ter
exposto sua proposta de trabalho para os próximos 4 anos, foi realizada a
votação. Com auxílio de uma planilha eletrônica e projetor multimídia foi feita
a apuração dos 162 votos e os presentes puderam acompanhar em tempo real pelo
“painel eletrônico”. Assim que terminou a apuração a nova diretoria e o
conselho foram aclamados e empossados e o novo presidente encerrou os trabalhos
conclamando a todos para trabalharem juntos na gestão que se inicia.
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