Nos dias 08 a 10 e 14 a 16 de março estive, respectivamente, em Lábrea e Novo Aripuanã, cidades do sul do Estado do Amazonas para a realização de oficinas de gestão de associações com lideranças e dirigentes de associações de pescadores, pequenos moveleiros, extrativistas e assentados. Essas atividades fazem parte do Programa de Desenvolvimento Local Sustentável do IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil.
Foi abordado o papel e importância das associações, objetivos, órgãos de administração e suas atribuições, aspectos legais e controle financeiro.
Sendo oficinas, os debates, experiências vivenciadas pelos participantes, atividades em grupo e atividades práticas tiveram papel fundamental.
O texto base para aprofundar os conhecimentos e animar os debates e atividades foi o livro Associação é para fazer juntos. Aproveitando sua linguagem em diálogos, fizemos leituras dialogadas dos vários capítulos utilizados.
Essa estratégia, que eu já utilizava com o livro anterior, Gestão de associações no dia-a-dia, dinamiza bastante cursos e oficinas, estimula a participação e ajuda inclusive os mais tímidos a “se soltarem”.
Em Novo Aripuanã preparamos com o grupo um dos capítulos que utilizaríamos no dia seguinte para que fosse feita uma leitura dramatizada. O resultado foi muito interessante, com os diálogos fluindo sem as intervenções do narrador e animou bastante os participantes.